O artigo 84 da RDC 430/2020 deixa muito clara a exigência quanto ao monitoramento e controle de temperatura. Ela se aplica às empresas atuantes no transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos.

A adoção de normas claras e efetivas quanto ao controle térmico são determinantes para manter a qualidade dos produtos.

O que diz o artigo 84 da RDC 430/2020?

Este artigo bem simples menciona que: “o monitoramento e o controle da temperatura durante a armazenagem e o transporte devem ser realizados. ” Isso significa que as empresas atuantes na logística de medicamentos precisam adotar as medidas necessárias para cumprir essa exigência e comprovar de forma objetiva como este monitoramento e controle são realizados.

Monitoramento e controle de temperatura na área da saúde

A RDC 430/2020 trata especificamente das boas práticas para o transporte, armazenagem e distribuição de medicamentos.

Essas regras também se aplicam para outros itens relacionados à área da saúde, tais como vacinas. Um dos pilares que asseguram a eficácia e segurança dos produtos é o controle térmico.

Oscilações mínimas quanto à temperatura podem provocar sérias consequências. Uma delas é o comprometimento das propriedades físicas, químicas e biológicas dos produtos.

Isso significa inutilização dos medicamentos e muitos prejuízos financeiros.

Os treinamentos são fundamentais para o monitoramento e controle térmico

Para adotar as melhores estratégias para o controle de temperatura dos medicamentos, o preparo dos colaboradores é item básico.

Isso abrange o treinamento constante das equipes responsáveis pela logística e também a utilização de manuais com linguagem prática e acessível, que facilitem a aplicação das normas técnicas no dia a dia.

A cadeia do frio exige o cumprimento de uma série de normas que são definidas por órgãos nacionais e internacionais. No Brasil, a maior referência é a Anvisa.

Como atender às exigências da RDC 430/2020?

Para cumprir exatamente as regras do artigo 84 da RDC 430/2020 e demais normas da Anvisa, é essencial priorizar a qualidade em cada detalhe.

Isso envolve contar com produtos e serviços que ofereçam segurança, eficiência e excelente custo-benefício, tornando os processos logísticos mais confiáveis e reduzindo os riscos de prejuízos.

Produtos usados no monitoramento e controle da temperatura

Cada um desses itens é essencial durante o transporte, armazenagem e distribuição de medicamentos, para preservar a integridade e qualidade dos produtos.

Um dos maiores diferenciais é que eles podem ser utilizados em diferentes modais de transporte, facilitando os processos logísticos.

Os sensores de temperatura, por exemplo, viabilizam um monitoramento térmico em tempo real, gerando alta confiabilidade.

Serviços essenciais para o monitoramento e controle de temperatura

  • Mapeamento e monitoramento de ambientes;
  • Manuais e treinamento;
  • Mapeamento de rotas;
  • Qualificação de embalagens e equipamentos.

Todos esses serviços são cruciais para cumprir as boas práticas definidas pelos órgãos regulatórios. Eles seguem rigorosos critérios técnicos e comprovam, de forma documental, o cumprimento das exigências feitas às empresas atuantes no transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos.

Por que a lucratividade da sua empresa depende do atendimento a esta RDC?

Novos clientes

Ao investir em um controle de qualidade rigoroso, sua empresa adquire novos clientes com maior facilidade. Isso acontece porque diversos locais necessitam de empresas que comprovem o cumprimento das normas exigidas pela Anvisa.

Maior participação no mercado

Ao conquistar novos clientes de forma contínua, é possível obter maior participação no mercado brasileiro e até mesmo internacional.

O fator qualidade é um dos mais valorizados quanto às empresas atuantes na cadeia fria. Seguir as melhores práticas é sinônimo de constantes oportunidades.

Credibilidade

Manter um padrão elevado de qualidade também é essencial para que sua empresa seja valorizada. Isso aumenta a credibilidade e se reverte em excelentes resultados ao longo do tempo.

Para o monitoramento e controle da temperatura, conte com os produtos e serviços da Ita Fria

Há mais de duas décadas atuando na cadeia do frio, a Ita Fria é reconhecida por seu pioneirismo e liderança no mercado.

Nossos produtos e serviços são elaborados de acordo com rigorosos padrões de qualidade exigidos no Brasil e no mundo.

Em atendimento às necessidades dos nossos atuais e futuros clientes, oferecemos diversos produtos e serviços específicos para garantir excelência no monitoramento e controle térmico.

Por meio deles, sua empresa atesta o cumprimento de todas as normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Vamos explicar detalhes sobre os produtos e serviços essenciais para atender às regras quanto ao monitoramento e controle de temperatura.