Nos processos logísticos da cadeia fria, o controle de temperatura no armazenamento de itens sensíveis é fator primordial. A qualidade deste controle é determinante para garantir a integridade física, química e biológica dos produtos termossensíveis.

Rigor para o controle de temperatura no armazenamento de itens termossensíveis

Não é por acaso que os cuidados relacionados à temperatura são tão necessários na cadeia fria. Devido à sensibilidade às alterações térmicas, determinados produtos necessitam de ainda mais rigor durante o armazenamento. Estes produtos são:

  • Suprimentos farmacêuticos e biológicos;
  • Vacinas;
  • Medicamentos;
  • Hemocomponentes;
  • Hemoderivados;
  • Insulinas;
  • Amostras biológicas;
  • Alimentos;
  • Produtos veterinários.

A importância dos treinamentos e manuais para monitoramento e controle térmico

Para estabelecer as melhores práticas quanto ao controle de temperatura no armazenamento de itens termossensíveis, a capacitação é item básico. Isso envolve o treinamento constante das equipes atuantes na logística e uso de manuais com linguagem prática e acessível, que facilitem a compreensão das normas técnicas.

A cadeia do frio requer o cumprimento de uma série de diretrizes. Elas são estabelecidas por órgãos nacionais e internacionais. No Brasil, a maior referência é a Anvisa. A RDC nº 430/2020 especificamente trata das normas que devem ser aplicadas ao transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos. Tais normas também são empregadas no caso das vacinas e demais itens relacionados à área da saúde.

Controle de temperatura no armazenamento de itens termossensíveis requer alta qualidade

Para manter as condições adequadas de temperatura no armazenamento de itens termossensíveis, é preciso estabelecer um alto padrão de qualidade. Isso envolve os processos adotados quanto ao controle de temperatura, os produtos utilizados e condições estruturais.

Devido às exigências dos órgãos reguladores, é necessário cumprir uma série de requisitos para comprovar o atendimento às diretrizes estabelecidas. Alguns desses requisitos são:

Mapeamento e monitoramento térmico

Ele é essencial para ambientes e baús de veículos nas rotas de transporte. A finalidade deste estudo é identificar pontos críticos de temperatura e posteriormente monitorá-los. Este cuidado garante o armazenamento adequado dos produtos conforme faixa indicada de temperatura.

Mapeamento de rotas

O mapeamento de rotas visa garantir a integridade dos produtos desde a origem até o destino final, tendo como principal objetivo o controle de temperatura e umidade. Algumas etapas deste estudo são:

  • Levantamento detalhado sobre o cenário ao qual o produto é exposto (rotas);
  • Análise de riscos;
  • Identificação das variações térmicas durante o transporte;
  • Definição e avaliação dos pontos críticos;
  • Plano de ação para cada caso, o que abrange ações preventivas e adequadas ao processo;
  • Definição de estratégias para redução de custos.

Qualificação de embalagens térmicas

Trata-se de um dos requisitos básicos estabelecidos pela Anvisa. Essa qualificação abrange:

  • Análise de risco;
  • Qualificação de desenho;
  • Qualificação de operação (QO) e de desempenho (QD);
  • Protocolos e relatórios para QO e QD;
  • Manuais e treinamento.

Produtos necessários para o controle de temperatura no armazenamento de itens termossensíveis

Um controle de temperatura adequado requer recursos de qualidade. Ao mesmo tempo, é necessário que estes itens tenham um custo acessível para o transporte, armazenamento e distribuição. Buscando atender a essas necessidades, oferecemos soluções inovadoras e com excelente custo-benefício.

Caixas térmicas

Elas consistem numa opção segura e acessível para manter as condições adequadas de temperatura. Nossas linhas de caixas térmicas são:

Clio Box

É uma solução que garante a segurança e qualidade dos itens transportados. Além de proporcionar as condições adequadas de temperatura, esta caixa não prejudica o meio ambiente.

Clio Box Pur

Atende a períodos superiores a 112 horas, garante o controle de temperatura dos produtos em rotas distantes e em diversos modais de transporte.

Essa linha é bastante indicada para o transporte de: medicamentos, vacinas, insulinas, suprimentos farmacêuticos e biológicos, amostras biológicas, medicações para oncologia, alimentos etc.

Cold Box

É ainda mais indicada para empresas que fazem delivery ou atuam com centros de distribuição. Trata-se uma solução econômica e que reduz o impacto ambiental, já que a caixa é retornável.

Nesta linha, também há uma versão desta caixa que vem com termômetro acoplado e já calibrado, pronto para a operação.

Gelos

São elementos de refrigeração práticos a acessíveis que podem ser usados nas mais diversas faixas de temperatura. Eles conservam as condições térmicas adequadas e ainda oferecem praticidade nos processos de transporte, armazenamento e distribuição. Nossas linhas são:

– Clio Cold;

– Clio Gel;

– Clio Foam.

Sensores de temperatura

São itens obrigatórios na cadeia do frio. Por meio deles é possível acompanhar, registrar e gerar informações seguras para o controle térmico dos produtos. Trabalhamos com as melhores opções de sensores disponíveis no mercado, que são:

– Ita Logger;

– Sistema para monitoramento de acordo com CFR21 – FDA;

– Thermis Log – Data logger descartável;

– Timestrip Complete Eletrônico TC489.

Conte com a qualidade e experiência da Ita Fria

Para garantir um excelente controle de temperatura no armazenamento de itens termossensíveis, conte com a experiência da Ita Fria. Entre em contato com nossa equipe e saiba as melhores soluções de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.