Não é surpresa para ninguém que a sustentabilidade empresarial vem ganhando cada vez mais notoriedade no mercado. Hoje, a responsabilidade social e os cuidados com o meio ambiente são pontos decisivos nas decisões de compras entre os consumidores e investidores. 

 

O que isso significa? 

Os stakeholders estão cada vez mais exigentes e optam por produtos sustentáveis, de empresas com responsabilidade social e ambiental e, para não ficar pra trás, as organizações devem adotar o ESG, que é a garantia de solidez, custos mais baixos e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades do mercado. Mas, afinal, o que é o ESG? Continue a leitura. 

 

O que é ESG?

ESG é a sigla para environmental, social and governance, que significa as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Em 1992, no Rio de Janeiro, surge a primeira conferência mundial do meio ambiente, a ECO 92, onde, houve desdobramentos importantes em relação ao ponto de vista científico, diplomático e político sobre o meio ambiente, cedendo espaços para debates e contribuições para o desenvolvimento sustentável. 

 

O ESG não é uma evolução, mas, sim, a sustentabilidade empresarial em si, portanto, é dever das empresas entenderem quais são os impactos negativos causados, a fim de achar alternativas para contribuírem com a prática. O ESG aborda os seguintes pilares:

 

Ambiental

  • Biodiversidade;
  • Incentivo à fontes de energia renováveis;
  • Gestão de resíduos e controle da poluição;
  • Gestão da água; 
  • Uso do solo; 
  • Responsabilidade e investimento ambiental. 

 

Social

  • Direitos humanos; 
  • Diversidade e inclusão; 
  • Combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão;
  • Privacidade de dados;
  • Salário digno e de equidade;
  • Engajamento e investimento social;
  • Direito do consumidor.

 

Governamental

  • Ética empresarial;
  • Governança corporativa;
  • Leis e regulamentações anticorrupção;
  • Código de ética, políticas e canais para reporte de denúncias; 
  • Auditoria;
  • Programa de compliance.

 

Como contribuir com o ESG? 

Para contribuir com o ESG, é necessário o engajamento e a promoção do desenvolvimento sustentável, potencializar o aumento da receita de clientes que se preocupam com o ESG, possibilitando a redução de custos e melhor gestão dos recursos naturais e, também, identificar oportunidades estratégicas, aumentando a resiliência da empresa em frente aos desafios socioeconômicos e ambientais. 

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