A logística de medicamentos é fator-chave para que os consumidores recebam esses produtos com total qualidade e de acordo com as especificações do fabricante. Entretanto, ter uma logística eficiente é um desafio no Brasil.

Devido à ampla extensão territorial e variações climáticas, os cuidados precisam ser ainda mais rigorosos. Para garantir presença no mercado, as empresas precisam estar preparadas.

7 ações para aperfeiçoar a logística de medicamentos

Essas estratégias simples para a logística de medicamentos são os alicerces para adotar um alto padrão de qualidade e atender normas nacionais e internacionais.

1 – Atualizar normas de qualidade

Nos últimos anos, muitas normas de qualidade quanto à logística de medicamentos tem sido aperfeiçoadas no Brasil. O exemplo mais conhecido é o da RDC 430/2020, que passou por uma série de mudanças e exigiu rápida adequação das empresas atuantes na cadeia fria.

A Anvisa  aprovou alterações, a serem publicadas,  na RDC 430/2020 quanto a prazos, para as empresas melhor se adequarem ao cumprimento dos requisitos da norma.

É necessário que as empresas acompanhem essas mudanças para atenderem aos consumidores e terem uma excelente atuação no mercado.

Além de aplicar as normas brasileiras, é preciso ter atenção às regras internacionais. Isso aumenta a credibilidade e torna o padrão de qualidade ainda mais elevado.

2 – Otimizar processos

A qualidade logística de uma empresa depende dos processos. É necessário planejar, organizar e controlar cada detalhe para que eles sejam eficientes.

Embora seja um desafio, a otimização dos processos também gera oportunidades para as empresas, pois permite avanços que podem melhorar a lucratividade.

Analisar e aprimorar processos requer considerar tudo que envolve a atuação da empresa na logística: colaboradores, instalações, veículos, equipamentos, sensores, rotas, manuais, documentações etc.

A otimização abre caminhos para que a empresa consiga reduzir custos sem comprometer a qualidade.

3 – Adotar novas tecnologias

Um dos fatores mais decisivos para a logística de medicamentos é o uso de novas tecnologias. Nos últimos anos, vem crescendo a disponibilidade de produtos que atendem às necessidades da cadeia fria.

Por mais que o uso de tecnologia envolva um investimento inicial, o retorno é rápido e gera operações mais eficientes. As principais tecnologias necessárias estão relacionadas ao controle de temperatura e umidade.

4 – Investir na capacitação dos profissionais

Outro ponto de suma importância para a logística de medicamentos é a capacitação dos colaboradores responsáveis pelas atividades.

Isso abrange os cargos de liderança e também os operacionais. Essa capacitação envolve todas as etapas da logística, desde o planejamento à execução dos processos.

Como mencionamos, as regras quanto à qualidade precisam ser atualizadas e aprimoradas regularmente. Além delas, o ideal é que a empresa se mantenha à frente e tenha mais rapidez para inovar e atender à demanda crescente do mercado.

5 – Rigorosa seleção de fornecedores

Uma logística de medicamentos com alta qualidade requer fornecedores comprometidos e que atendam todas as normas vigentes. Por isso, é preciso escolher empresas e prestadores de serviço que comprovem plena qualificação.

Essa comprovação deve ser feita por documentos que são exigidos pelos órgãos regulatórios, principalmente a ANVISA.

6 – Implementar uma cultura da qualidade

A qualidade é o pilar central da logística de medicamentos. Para que o atendimento aos clientes seja de alto padrão, é preciso implementar na empresa uma cultura que priorize a qualidade, que a tenha como um valor essencial.

Esse ambiente de ampla valorização da qualidade gera um comprometimento contínuo.

Além de estar presente nos processos logísticos, a qualidade deve ser a referência nas demais áreas da empresa. O esforço conjunto da equipe sempre gera os melhores resultados e aumenta a atuação no mercado nacional e internacional.

7 – Adequar custos

O grande desafio na logística de medicamentos é equilibrar qualidade e custos. Por mais que no início seja necessário investir para construir uma base sólida para a qualidade, o retorno financeiro é constante ao longo do tempo.

Investir em qualidade é garantir resultados no curto e longo prazo.

Os produtos e serviços da Ita Fria garantem segurança para a logística de medicamentos

Há mais de 22 anos atendendo às diversas demandas da área da saúde, a Ita Fria oferece soluções eficientes para o adequado transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos.

Todos os nossos produtos e serviços cumprem os requisitos da ANVISA e demais órgãos regulatórios, sendo elaborados de acordo com rigorosos critérios de qualidade.

Nossa missão é proporcionar total segurança, funcionalidade e eficácia em todas as etapas da logística.

Nossos produtos

Nossos serviços

Entre em contato conosco. Converse com um de nossos especialistas e veja as melhores soluções que oferecemos em atendimento à logística de medicamentos.