O mapeamento térmico é um procedimento essencial na Cadeia do Frio. O objetivo é garantir a conservação de diversos tipos de produtos durante o transporte, armazenamento e distribuição.

Principalmente no segmento alimentício e indústria farmacêutica, os cuidados quanto à temperatura devem ser ainda mais rigorosos.

Por que o mapeamento térmico é tão importante?

O monitoramento térmico é determinante para garantir a segurança e integridade dos produtos que requerem condições especiais de conservação. Para que ele ocorra, é necessário seguir diretrizes técnicas que definem os critérios a serem adotados.

O mapeamento fornece todas as informações necessárias para que o controle de temperatura seja realizado conforme especificações de cada produto.

Na área farmacêutica, citamos o transporte de vacinas como exemplo. Um produto tão sensível, que necessita ser mantido em condições adequadas de temperatura, requer diversas precauções.

Falhas mínimas podem inutilizar o imunizante e causar grandes prejuízos à empresa responsável pelo transporte e armazenamento das vacinas. A finalidade do mapeamento é identificar pontos críticos relacionados à temperatura, possibilitando o cumprimento das condições de temperatura exigidas.

Assim como ocorre no segmento farmacêutico, o setor alimentício requer cuidados específicos. O cumprimento dessas exigências também depende, em grande parte, da exatidão do mapeamento de temperatura.

A realização desse mapeamento e monitoramento de temperatura são essenciais para manter as boas práticas de transporte e armazenamento de produtos termossensíveis.

Como o mapeamento térmico é realizado?

O mapeamento térmico é um procedimento técnico. Portanto, deve ser feito de maneira estruturada e documentada, de acordo com requisitos pré-determinados.

As etapas que envolvem o mapeamento de temperatura são:

  • Planejamento;
  • Documentação;
  • Execução;
  • Análise dos resultados;
  • Relatório final;
  • Manutenção do status de validado.

Planejamento

Essa fase inicial é de suma importância para a qualidade do mapeamento. Nela são definidas as diretrizes que serão desenvolvidas nas etapas seguintes. Esse planejamento envolve:

  • Definição de pré-requisitos;
  • Análise de riscos;
  • Seleção da tecnologia mais adequada para o mapeamento.

Documentação

Esta etapa consiste em formalizar no papel, de forma documental, todas as rotinas de testes. Na maioria das empresas, este documento é chamado de protocolo de mapeamento térmico ou protocolo de qualificação de desempenho.

Execução

Tendo em mãos o protocolo para registro dos testes, a etapa de execução do mapeamento está pronta para começar. Neste momento, os loggers devem ser programados e distribuídos. Obs.: os locais de distribuição são definidos durante o planejamento.

Análise dos resultados e relatório final

Depois de registrar os dados é necessário analisá-los com exatidão e emitir o relatório final. Essa análise dos dados envolve os seguintes itens:

  • Identificar os pontos mais quentes e mais frios;
  • Se algum ponto sair da especificação determinada, é necessário verificar e registrar o tempo que ele ficou fora;
  • Observar a média apresentada por cada ponto de medição.

Ao elaborar o relatório final, é preciso adicionar o certificado de calibração de todos os sensores ou loggers usados nos testes. O protocolo de mapeamento ou qualificação também deve ser apresentado junto com o relatório.

Manutenção do status de validado

Para que o mapeamento se mantenha confiável, os testes devem ser feitos periodicamente. A frequência depende das necessidades específicas de cada empresa. De forma geral, o mapeamento deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.

É preciso contar com profissionais especializados

A estruturação, execução e documentação do mapeamento térmico devem obedecer a padrões técnicos bem definidos.

O atendimento à Cadeia do Frio requer ainda mais compromisso com a qualidade. Afinal, em cada etapa do processo logístico estamos lidando de forma direta com a vida e a saúde das pessoas.

Para que o mapeamento de temperatura seja confiável e seguro, é preciso contar com profissionais especializados nessa área. Conforme mencionamos, os critérios técnicos devem ser totalmente cumpridos.

Erros relacionados a este mapeamento podem comprometer a atuação da empresa e causar problemas quanto aos procedimentos de controle de temperatura.

Conheça nosso serviço de mapeamento térmico

Há mais de duas décadas atuando na Cadeia do Frio, a Ita Fria é reconhecida pelo pioneirismo e liderança. Nossos produtos e serviços são elaborados de acordo com rigorosos padrões de qualidade exigidos no Brasil e no mundo.

Em atendimento às necessidades dos nossos atuais e futuros clientes, também oferecemos o serviço de mapeamento térmico. Por meio dele, sua empresa atesta o cumprimento de todas as normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Vamos explicar em detalhes como funciona o mapeamento térmico e quais normas sua empresa necessita seguir para garantir segurança e qualidade.