O manuseio de vacinas animais envolve cuidados rigorosos. O maior objetivo é garantir que os imunizantes mantenham plenas condições de qualidade, conforme as recomendações do fabricante e exigências dos órgãos de fiscalização.

O manuseio de vacinas animais deve ser eficiente

As rotinas que envolvem o manuseio de vacinas são de suma importância para animais domésticos ou em atividades do agronegócio, como por exemplo, criação de gado.

A qualidade dos imunizantes é determinante para manter as boas condições de saúde dos animais, evitando doenças e contaminações que podem trazer diversas consequências também para a saúde humana.

Estas são normas básicas para o manuseio de vacinas animais

A definição dessas regras visa garantir cuidados adequados principalmente quanto à temperatura, umidade e exposição à luz. É necessário manter as condições químicas, físicas e biológicas recomendadas.

Isso envolve preservar a integridade a embalagem e adotar cuidados rigorosos quanto ao controle de temperatura. Vejamos quais as normas básicas no manuseio de vacinas destinadas ao uso veterinário.

-Logo no primeiro contato com os frascos da vacina, seja na etapa de recebimento, armazenagem ou aplicação, é preciso observar: data de fabricação, data de validade e número do lote.

É necessário que essas informações estejam bem especificadas nos frascos e documentos de controle dos imunizantes;

-As vacinas devem ser armazenadas em geladeiras ou câmaras de refrigeração monitoradas. Este monitoramento é feito com uso de termômetros ou controladores de temperatura para garantir que a temperatura não ultrapasse ou fique abaixo da faixa indicada pelo fabricante.

Quando as vacinas são expostas a temperaturas elevadas ou congelam, as propriedades químicas e biológicas são inativadas;

-Quanto ao transporte, é necessário que as vacinas sejam armazenadas em caixas térmicas específicas para este uso, que também devem contar com termômetro para fazer o monitoramento térmico.

Além das caixas, é necessário utilizar elementos de refrigeração (gelos) e mantas térmicas para garantir a integridade das embalagens e manter condições adequadas de temperatura;

-Na etapa de planejamento da vacinação, é preciso verificar exatamente a dosagem a ser aplicada, que é indicada pelo fabricante.

Além disso, devem ser observadas todas as informações quanto ao uso da vacina (contidas no rótulo e na bula).

Manuseio de vacinas animais e o agronegócio

No que se refere ao manuseio de vacinas animais, o setor de agronegócio demanda ainda mais atenção.

Manter a vacinação em dia e comprovar a eficácia da imunização são critérios básicos para cumprir as melhores práticas quanto ao cuidado com os animais.

As exigências são cada vez maiores, seja por empresas brasileiras ou estrangeiras.

O segmento de criação de bovinos é um exemplo. Para garantir a qualidade da carne comercializada no Brasil e no exterior, o atendimento às melhores práticas quanto à vacinação é crucial.

Produtos que cumprem as normas básicas para manuseio de vacinas animais

Para atender às regras quanto ao transporte e manuseio de vacinas animais, é necessário utilizar produtos com qualidade comprovada.

Este fator é primordial para preservar as condições adequadas dos imunizantes e cumprir as melhores práticas na imunização.

Estes produtos são:

Caixas térmicas

Conforme as normas para o manuseio de vacinas, os imunizantes devem ser transportados em caixas seguras, que garantam a estabilidade térmica.

Aqui na Ita Fria, nossas caixas podem ser utilizadas em todos os meios de transporte, o que gera agilidade e eficácia. Três dos nossos modelos são os mais indicados para o transporte de vacinas.

Gelos

São essenciais para o controle térmico e necessários para uso em diferentes modais de transporte (aéreo, terrestre e aquaviário).

O uso de gelos reduz os custos com transporte, aumenta o nível de controle de temperatura e pode ser adotado em diferentes situações, conforme a necessidade do momento.

Mantas térmicas

Elas ajudam a manter a temperatura controlada e protegem as vacinas quanto a danos. As mantas estabelecem o isolamento térmico necessário entre o gelo e o frasco do imunizante, evitando congelamento ou avarias.

Para o manuseio de vacinas animais, conte com a qualidade e experiência da Ita Fria

Em atendimento às exigências quanto ao manuseio de vacinas animais, disponibilizamos todos estes produtos mencionados acima.

O objetivo é proporcionar plena segurança para que sua empresa realize os processos logísticos de acordo com as normas adotadas no Brasil e no exterior.

Há mais de duas décadas no mercado, a Ita Fria tem sólida experiência em atendimento às necessidades da cadeia do frio.

Além desses produtos, fornecemos serviços específicos quanto ao transporte, armazenamento e distribuição de vacinas e demais produtos.

Entre em contato conosco. Converse com um de nossos especialistas e veja todas as soluções que oferecemos para sua empresa.