A RDC 430/2020 contém regras específicas para empresas atuantes na armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos.

O cumprimento destas normas estabelecidas pela Anvisa, portanto, deve ser rigoroso. Afinal, são estas medidas que garantem a qualidade e eficácia dos produtos.

Dessa maneira, confira algumas das normas aplicadas e saiba como adequar-se.

Instalações

  • Definir uma área de armazenagem geral para os medicamentos;
  • Estruturar áreas de recebimento e expedição de medicamentos que permaneçam separadas entre si;
  • Manter locais ou áreas específicas para o armazenamento de medicamentos vencidos, devolvidos, reprovados, falsificados, suspeitos de falsificação, recolhidos, sujeitos a controle especial, em quarentena etc.;
  • Estruturar áreas administrativas, cantinas ou refeitórios, vestiários, sanitários e lavatórios que permaneçam sem qualquer comunicação direta com os locais de armazenagem de medicamentos;
  • Definir área de depósito específica e separada para materiais de limpeza;
  • Definir área específica de armazenagem de medicamentos com radionuclídeos (nos casos aplicáveis).

Recebimento e expedição

Em primeiro lugar, quanto aos locais de recebimento e expedição, é necessário seguir diversos protocolos logísticos.

Sendo assim, o objetivo é atestar a integridade dos produtos e as condições de conservação nas quais eles foram mantidos, conforme exigências técnicas.

Portanto, em toda atividade de recebimento, é preciso checar:

  • Integridade da carga;
  • Data de validade;
  • Condições de transporte e armazenagem (isso também abrange requerimentos específicos de temperatura, umidade ou exposição à luz);
  • Quantidades recebidas conforme o pedido realizado e notas fiscais correspondentes;
  • Identificação e números de lote.

Além disso, com relação aos arquivos eletrônicos usados nos processos de expedição, é necessário que eles contenham, no mínimo:

  • Descrição dos medicamentos;
  • Condições de transporte e armazenagem;
  • Data da expedição e do recebimento.

A importância dos treinamentos sobre transporte de medicamentos

Todos os funcionários envolvidos na armazenagem, transporte e distribuição de termolábeis precisam de treinamentos constantes.

Portanto, é preciso que todas as equipes cumpram com exatidão as exigências feitas pela Anvisa e demais órgãos regulatórios.

Consequentemente, estes treinamentos devem ser ministrados com frequência, já que há adequações que precisam ser feitas periodicamente em atendimento aos clientes.

Além disso, tanto nos treinamentos quanto nas atividades do dia a dia, é necessário contar com manuais adaptados às necessidades específicas da empresa.

O uso de manuais adaptados facilita a operacionalização dos manuais técnicos (que geralmente possuem uma linguagem mais complexa).

Condições de limpeza

Além dos cuidados quanto à temperatura, umidade e exposição solar, é necessária atenção máxima à qualidade da limpeza.

Ou seja, o ambiente deve ser higienizado seguindo as boas práticas de limpeza e desinfecção para evitar riscos de contaminação ou danos aos termolábeis.

Armazenagem de termolábeis nos galpões

Por sua vez, quanto à armazenagem de termolábeis, um dos cuidados mais necessários é o controle de temperatura. Este monitoramento deve ser realizado em todas as etapas que envolvem o transporte, armazenagem e distribuição.

Por exemplo, no caso dos galpões, há regras próprias que devem ser consideradas para garantir a segurança dos termolábeis.

 

Estes espaços armazenam uma grande quantidade de produtos e atuam como pontos de referência para o transporte e distribuição.

Portanto, são áreas estratégicas para a logística e necessitam de máxima atenção em cada detalhe.

Alguns requisitos básicos para realizar o transporte de medicamentos

Para assegurar o controle térmico dos produtos, uma das exigências é adotar um sistema de gestão da qualidade na operação.

Ou seja, é obrigatório realizar o monitoramento das condições relacionadas às especificações técnicas definidas pelo fabricante.

Portanto, isso envolve temperatura, umidade, acondicionamento e armazenagem. Neste monitoramento, devem ser utilizados instrumentos calibrados e presentes em locais estratégicos.

Dessa maneira, as inspeções devem ser periódicas, sendo necessária ainda mais atenção na identificação de possíveis falhas no armazenamento.

Por exemplo, em muitas situações, é preciso reduzir a exposição dos medicamentos que são mais sensíveis à temperatura do ambiente.

Para isso, uma das estratégias é estruturar áreas refrigeradas que fiquem próximas aos locais nos quais os medicamentos são recebidos e expedidos.

Os produtos e serviços da Ita Fria atendem à RDC 430/2020 armazenagem de termolábeis

Há mais de 21 anos atendendo às diversas demandas da área da saúde, a Ita Fria oferece soluções eficientes para o adequado transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos.

Todos os nossos produtos e serviços cumprem os requisitos da RDC 430/2020 e são elaborados de acordo com rigorosos critérios de qualidade.

Como resultado, nossa missão é proporcionar total segurança, funcionalidade e eficácia em todas as etapas da logística.

Nossos produtos para o transporte de medicamentos

Nossos serviços

Entre em contato conosco. Converse com um de nossos especialistas e veja as melhores soluções que oferecemos em atendimento à RDC 430/2020, quanto à armazenagem de termolábeis.