O transporte de material biológico requer máxima segurança, afinal, ele envolve a vida e a saúde das pessoas. Falhas na logística podem gerar sérias consequências, entre elas, um altíssimo risco de contaminações provocadas por agentes infecciosos.

As atividades ligadas ao transporte de material biológico demandam cuidados rigorosos e monitoramento contínuo.

Uma das exigências mais essenciais refere-se ao controle de temperatura e umidade, assim como a preservação da integridade das embalagens.

Controle térmico no transporte de material biológico

Em todas as etapas do transporte de material biológico, é preciso ter planejamento, organização e controle. Os cuidados têm início no ponto de origem e se estabelecem até o destino.

Ou seja, a qualidade é prioridade em cada etapa do processo logístico.

Para garantir que os materiais biológicos sejam transportados com segurança, o monitoramento e controle de temperatura é item básico.

As exigências mais rigorosas dos órgãos regulatórios dizem respeito principalmente a este fator.

Algumas regras quanto ao transporte de material biológico

Os cuidados no transporte de material biológico começam no armazenamento adequado desses itens. De acordo com normas adotadas pela Fiocruz, por exemplo, essas são algumas medidas que devem ser cumpridas no transporte de material biológico.

-As embalagens primárias nas quais estão contidos os materiais biológicos devem ser identificadas com informações que permitam a rastreabilidade;

-As embalagens primárias com o conteúdo biológico precisam ser envolvidas em material absorvente (algodão, papel toalha etc.). O objetivo é que, em caso de derramamento, o material absorva todo o conteúdo derramado;

-As embalagens primárias que contém o material biológico e estão envolvidas pelo material absorvente devem ser acondicionadas dentro de um recipiente ou embalagem secundária;

-O material biológico (categoria A ou B), identificado e acondicionado nas embalagens primária e secundária precisa ser depositado em uma embalagem terciária. Essa embalagem terciária será usada para o envio e transporte;

-Os espaços entre a embalagem secundária e a terciária devem ser preenchidos com material absorvente e que previna impactos em casos de queda ou batidas durante o transporte;

-Recomenda-se preferencialmente usar gelo reciclável caso exista a necessidade de manter o material a baixa temperatura.

Transporte de material biológico com qualidade e segurança

A Ita Fria é pioneira e líder em produtos utilizados no transporte de material biológico. Há mais de duas décadas no mercado, nossa empresa oferece soluções eficazes para o transporte seguro de itens termossensíveis.

Em nosso portfólio, há diversas linhas de produtos que atendem todas as necessidades da área da saúde.

Caixas térmicas

O transporte de material biológico precisa ser realizado em caixas térmicas que ofereçam ampla segurança. A qualidade quanto à estrutura deste produto é essencial para garantir a estabilidade necessária.

Nossas caixas térmicas são adaptáveis a diferentes meios de transporte, proporcionando custo acessível, praticidade e eficácia. Atuamos com diferentes modelos de caixas em atendimento às necessidades específicas da área da saúde. Três desses modelos se destacam:

Gelos

Eles são fundamentais para o controle de temperatura em cada etapa da logística de material biológico. De maneira prática e eficaz, o gelo atende às necessidades de controle térmico nos variados modais de transporte (terrestre, aéreo e aquaviário). Os benefícios oferecidos por este produto são:

  • Redução dos custos com transporte;
  • Alto nível de segurança para conservar o material biológico nas temperaturas indicadas;
  • Utilização em variadas faixas de temperatura.

Os gelos são disponibilizados em diferentes tamanhos e formatos. O objetivo é proporcionar aos nossos clientes total praticidade e segurança para o armazenamento e transporte.

Mantas térmicas

A manta térmica é utilizada para proteger e dar estabilidade às embalagens armazenadas na caixa térmica. Outra vantagem da manta é estabelecer o isolamento térmico que deve existir entre o gelo e a embalagem.

Para o transporte de material biológico, conte com os produtos da Ita Fria

Há mais de duas décadas atuando na cadeia do frio, a Ita Fria é reconhecida por seu pioneirismo e liderança no mercado.

Nossos produtos e serviços são elaborados de acordo com rigorosos padrões de qualidade exigidos no Brasil e no mundo.

Em atendimento às necessidades dos nossos atuais e futuros clientes, oferecemos produtos essenciais para o transporte de materiais biológicos.

Ao usar produtos com qualidade comprovada, sua empresa atesta o cumprimento de todas as normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Vamos explicar em detalhes como realizar o transporte de material biológico com segurança e qualidade.